"A verdadeira viagem de descoberta não consiste na procura de novas paisagens, mas em ter novos olhos."
Marcel Proust

Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Laje de Santos

A Laje de Santos é uma ilha com 550 m de comprimento, com 33 m de altura e 185 m de largura, seu formato parece de uma imensa baleia. Está situada a aproximadamente a 40 Km da Cidade de Santos e faz parte do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS), criado em 1993, detém 5000 hectares de área protegida.


O mergulho na área do PEMLS é realizado normalmente na Laje de Santos,  porém há outros pontos que proporcionam excelentes mergulhos dependendo das condições do mar e mergulhadores.

As embarcações que levam os mergulhadores até a Laje de Santos costumam sair por volta das 7h ou 8h da manhã de São Vicente. A viagem leva aproximadamente 01h30 e para alguns, pode ser uma viagem um tanto quanto turbulenta. Algumas pessoas passam mal durante o trajeto, mas ainda assim, compensa o sacrifício. Durante o passeio é comum avistar golfinhos, aves marinhas e, dependendo da época do ano, até as baleias se tornam atração a parte. O número de mergulhadores permitido por dia para mergulho é restrito e o controle é rígido quanto a preservação marinha.
Os principais pontos de mergulho podem ser visualizados no mapa abaixo:



Esta foi a minha primeira vez na Laje e fiz dois mergulhos. O primeiro foi na Moréia e o segundo no Portinho.



Naufrágio Moréia:  (Nome real desconhecido)Localizado próximo à ponta leste da Laje (à esquerda de quem chega de Santos), foi provocado para atrair fauna e turismo em 1995. Era um pesqueiro de ferro abandonado na região de Bertioga. Estado atual muito instável, desaconselhável penetração em seus porões. Casario parcialmente desabado. Várias espécies de invertebrados (anêmonas, gorgônias, etc) incrustados, garoupas, sargos, corcorocas e salemas também são vistos. Dependendo do período, a presença de correntes e termoclina pode tornar o mergulho desconfortável, mas não apresenta maiores dificuldades desde que o mergulho seja guiado por quem conhece o ponto. Profundidade máxima: 22m.

Portinho: Face norte e parte mais acessível da Laje, grau de dificuldade baixo. Conta com o apoio das lanchas que têm seus cabos de atracação nessa área. Lajeados e blocos de rochas habitados por muitos peixes e invertebrados, descendo de forma íngreme até o fundo arenoso. Ideal para a permanência de mergulhadores pouco experientes. Profundidade máxima: 18m.


   Galera super animada para mais uma aventura. (Da esquerda para direita: Katia, Keli, Candida, Sergio,    Christiane, Renata, Luciana e Mário) 


"Fernandão", instrutor da Narwhal, Renata e Luciana


                                     Fotos de um dos mergulhadores e fotografo, Roberto Akira.

Lu e a tartaruga, foto feita pelo Fernando.

Renata, Fernando e Luciana

Rê, Keli e Lu

Abaixo mais informações dos demais pontos:

Calhaus: Cerca de 2 milhas a sudeste da Laje, formação rochosa que possui um túnel em forma de "U", com um arco no centro. Profundidade máxima no túnel de 18m. Cardumes, tartarugas, lagostas. O lado de fora dos Calhaus chega a profundidades de mais de 30m, com lajes e blocos de rochas em formações interessantes. Possibilidade de encontrar peixes maiores e cardumes de peixes de passagem. O túnel exige bom equilíbrio hidrostático devido à oscilação de profundidade.

Parcel das Âncoras: Formação rochosa que parte do lado oeste da Laje. Muitas âncoras de pesqueiros perdidas entre as rochas. Garoupas grandes, cardumes de peixes de passagem, ceriantos e poliquetas tubícolas, caracterizam o local. Exige pelo menos certificação de avançado e boa experiência pela profundidade atingida e pela possibilidade de corrente, já que o ponto perde o abrigo da porção emersa da Laje. Profundidade máxima: 40m.

Piscinas: Um dos pontos mais destacados pela presença de muitos cardumes e tartarugas. Localizando-se na "virada" da Laje de oeste para sudoeste, é comum a presença de correntes. A profundidade pode variar desde 6 a 8m na parte rasa, até mais de 35m na parte funda

Paredão:  (Lado de fora) Face sul da Laje Parede praticamente vertical que desce até cerca de 35m. Apresenta uma fenda em torno dos 16m de profundidade que penetra para o interior da rocha, onde se abrigam muitos peixes. Geralmente várias tartarugas e cardumes de peixes de passagem aparecem durante o mergulho. Exige nível avançado, preferencialmente com boa experiência. Mergulho em "drifting", não sendo possível fundear a lancha.

Boca da Baleia: O ponto exige condições ideais, pois o refluxo pode ser muito violento. Lado leste. Possibilidade de encontrar peixes grandes, como um mero já avistado no local, e grandes cardumes.

Parcel Novo: No mesmo alinhamento dos Calhaus, mais a oeste. A formação começa aos 26m e desce até mais de 40m. Nenhum abrigo, presença de correntes. Só para mergulhadores bastante experientes e com ótimo senso de orientação.

A Narwhal foi a responsável por organizar a saída. Recomendo muito. A equipe é excelente, muito profissional e são líderes no mercado.

http://www.narwhal.com.br/


Em breve postarei um video da volta do mergulho com direito a golfinhos e tartaruga.
Foi demais!!!


Fontes: (http://www.lajedesantos.com/main.html) (http://www.lajeviva.org.br/port/)

5 comentários:

Anônimo disse...

Ahhhhh bom, agora vai aparecer os comentários!! hihi, Legal Re, parabéns, beijos Luciana

Anônimo disse...

Rê..., para mim esse portal foi mais que apenas informação aos que buscam..., foi também uma grande homenagem por ter feito parte desses momentos com vocês!!! Fazer amigos incríveis, encontrar os antigos e aasim por diante..., experiência essa que só quem se permitir vai poder entender um pouquinho do que estou tentando expressar aqui!!! Me emociono em pensar o que conseguimos conquistar, visualizar, compartilhar, superar e agora manter tudo o que adquirimos lá!!! Muito obrigada por nos proporcionar tudo isso e mais um pouco!!! Grande beijo, Keli Ribeiro.

Anônimo disse...

Oi! Adorei o episódio da Laje. To começando a ficar com vontade de aprender mergulhar. Chris R.

Rachel Moumdjian disse...

mas que bacana! fiquei empolgada, quero tentar! será que consigo vencer o medo? beijos!

Anônimo disse...

Olá pessoal, eu já mergulhei 2 vezes na L.Santos. Realmente indescritível, só indo lá p/ sentir a aventura. A vida marinha é fantástica neste local. Atenção: É para quem gosta de mergulho mesmo. Quando fui, o mar estava socado, ondas de +2m ao lado da lancha, gravei tudo. Eu que nunca, mas nunca passo mal, esse foi o Dia, rss... Valeu a pena e quero voltar. Saudações a todos companheiros e companheiras Dives.

Postar um comentário