"A verdadeira viagem de descoberta não consiste na procura de novas paisagens, mas em ter novos olhos."
Marcel Proust

Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alemanha




'Menor metrópole do mundo', Frankfurt revela surpresas para quem passa pela Alemanha


A cidade de Frankfurt, no centro-oeste da Alemanha, é carinhosamente chamada pela sua atual prefeita de "a menor metrópole do mundo". O título paradoxal diz muito sobre o espírito do mais importante centro financeiro da Alemanha, que, com seus famosos arranha-céus e uma rica vida cultural, consegue preservar o clima de cidade pacata e organizada.

Também apelidada de "Mainhattan" - mistura de Main (o rio Meno) com Manhattan - a cidade não costuma figurar no roteiro dos turistas, ainda que várias pessoas que visitam a Alemanha tenham que fazer seus vôos de conexão pelo segundo maior aeroporto europeu.

Muitos desses passageiros em trânsito pisam no aeroporto sem saber que, apesar de toda a aura comercial e de sua importância estratégica na União Européia, Frankfurt é um dos mais importantes centros culturais do continente, sediando, inclusive, a maior Feira Internacional do Livro do mundo. A Ópera de Frankfurt, por exemplo, chega a apresentar mais de 25 obras a cada temporada, e isso em uma cidade com apenas 660 mil habitantes.
FRANKFURT É SURPREENDENTE
Eduardo Tardin/UOL
Platéia da Frankfurt Oper, que tem uma intensa programação
Eduardo Tardin/UOL
Trem regional deixa a estação de trem Hauptbahnhof
Eduardo Tardin/UOL
Fim de tarde no chafariz da Opernplatz

Outro dado que impressiona é o percentual de estrangeiros residentes em Frankfurt, que chega mais de 30%. Chineses, indianos, latino-americanos, eslavos e, principalmente, turcos, conferem à cidade ares cosmopolitas. A presença dos imigrantes é facilmente notada pela grande quantidade de mulheres de véu e, claro, pela gastronomia diversificada.

O sistema de transporte é excepcional. Com uma população equivalente a apenas dois bairros da região central de São Paulo, Frankfurt conta com sete linhas de metrô, nove linhas de trens urbanos, além de trens elétricos e ônibus, todos sempre pontuais, como de costume na Alemanha. Como se não bastasse, a infra-estrutura para transporte por bicicletas é impecável - em uma movimentada rua do bairro Westend, as ciclovias em cada lado da calçada têm sentido único, evitando confusão.

Com tamanha organização, suas árvores bem podadas e canteiros de flores rigorosamente cultivados, a "menor metróple do mundo" pode passar a sensação de um lugar impessoal e artificial. Mas não é o caso. Cidade natal de Johann Wolfgang Goethe, um dos filhos mais pródigos da Alemanha, e berço da Escola de Frankfurt, que teve como participantes pensadores ilustres como Adorno, Horkheimer, Marcuse e Habermas, o local reserva surpresas para aqueles que se aventurarem por sua tão bem preservada área. (Do Guia da Europa)



INFORMAÇÕES E SERVIÇO


Site do país - www.deutschland.de

Site da cidade - www.frankfurt.de

Site de turismo do país - www.germany-tourism.de

Site de turismo da cidade - www.frankfurt-tourismus.de

Consulado Geral do Brasil em Frankfurt - Stephanstrasse 3, 4 Stock, tel: 69 920-7420.www.consbras-frankfurt.org





Informações segundo site : ( http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/frankfurt.jhtm

0 comentários:

Postar um comentário