"A verdadeira viagem de descoberta não consiste na procura de novas paisagens, mas em ter novos olhos."
Marcel Proust

Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Suécia

SUÉCIA: SERENA, LINDA E LOURA

.
Suécia. Alma gêmea da Noruega, Dinamarca e Finlândia. Astral pacífico, não se envolve em conflitos há mais de 200 anos. Economia próspera, é membro da União Europeia desde 1995. Berço de nomes ilustres. Na música, o eterno ABBA. No cinema, as admiráveis Greta Garbo e Ingrid Bergman. No esporte, o imbatível Björn Borg. Na literatura, o magnífico Stieg Larsson que escreveu a surpreendente trilogia "Millennium" estampada nas livrarias do mundo inteiro. Para completar, seus filhos são louros, lindos, altos e de olhos azuis. Belos descendentes vikings.
.
Nos livros da trilogia Millennium, Stieg Larsson descreve em detalhes as cidades de Estocolmo, Malmo, Uppsala e Goteborg. Dá vontade de circular por lá ao ler.
.
AO LONGO DO TEMPO

A Suécia tem sua raízes fincadas num passado bem longínquo. Há indícios de que já era povoada na Idade da Pedra e do Bronze. Ruínas de comunidades comerciais foram encontradas no sul do país. Em Skane, um conglomerado de pedras misteriosas e lendárias, reunidas pela mão do homem provavelmente em meados do século VII, podem ser visitadas. No século X a cultura viking prosperou. No século XIV Suécia, Noruega e Dinamarca estiveram unidas e governadas por um único monarca. Mas, em 1523, o país se tornou independente, cresceu e prosperou.
.
Pedras de Ale, em Skane, no sul da Suécia. Um mistério a ser desvendado.

ESTOCOLMO

Pequena, discreta, charmosa e cercada de água por todos os lados. Foi construída sobre 14 ilhotas. É a capital do país e a maior cidade, com população em torno de 800 mil habitantes. Pode ser percorrida a pé facilmente. Ostenta canais espetaculares, muitos museus e prédios históricos pintados em tom pastel. Em Gamla Stan - Cidade Velha - pulsa o coração medieval da cidade, em três ilhas. Com sua tradição real, não poderia faltar um palácio, claro. E lá está ele, o Kungliga Slottet, do século XVII, renascentista com interior barroco e rococó. Na bonita Stortorget Square, fica o Nobelmuseet, um dos tantos museus. A leste, na ilha de Skeppsholmen, fica o Moderna Museet com obras de artistas como Kandinsky, Dalí, Magritte e Picasso. Mais ao sul está o enorme museu a céu aberto, o Skansen, que ilustra a história social da Suécia por meio de 150 prédios antigos, além de ter também um zoológico. A maioria dos bares da moda ficam na Praça Stureplan e na Ilha de Sodermalm, reduto de músicos e artistas. Norrmalm é um bairro empresarial onde estão prédios importantes como a Royal Opera e o National Museum. O paraíso do consumo fica concentrado nas grandes lojas de departamentos, galerias e lojas de design das ruas Hammgatam, Kungsgatan e Klarabergsgatan.

Vista aérea da cidade de Estocolmo.
HELSINGBORG 
.
Helsingborg é uma cidadezinha portuária e uma das principais áreas industriais do país, com pouco mais de 100 mil habitantes. Fica no condado de Skane, no sul da Suécia. É conhecida como a cidade que liga a Suécia ao restante da Europa. Com o auxílio de uma balsa chega-se em poucos minutos à Helsingor, na Dinamarca. Embora a cidade já tenha ostentado várias fortificações apenas a Torre de Kärnan se mantém de pé. Em estilo gótico, a câmara municipal e a igreja de Santa Maria valem uma visita. A cidade é bem pequena e em pouco tempo pode ser visitada.
Helsingborg é o ponto de maior proximidade com a cidade de Helsingor, na Dinamarca.

A câmara municipal - Rådhuset.
MALMÖ

Terceira maior cidade sueca com população de aproximadamente 300 mil habitantes. Fica no extremo sul do país. Foi fundada no final do século XIII e hoje é considerada importante centro comercial.
A ponte Öresund facilitou enormemente a ligação entre Suécia e Dinamarca. Construída em 2000, a ponte tem 8 quilômetros de extensão, sendo 4 quilômetros de túnel feito na ilha artificial de Pepparholmen e o restante sobre a água.
O centro antigo de Malmö tem vários prédios interessantes em Stortorget e Lillatorg, próximo a praça principal. A câmara municipal ocupa um belo prédio renascentista. A igreja de St. Petri é uma das construções mais antigas da cidade. Malmö é pequena, rapidamente é possível percorrer os principais pontos de interesse. A grande estrela é realmente a ponte.
.
MAPA DA SUÉCIA
.

.INFORMAÇÕES ÚTEIS

IDIOMA: Sueco. Mas, o inglês é falado por todos.

REGIME POLÍTICO: monarquia. O papel do rei foi sendo gradualmente reduzido a funções cerimoniais.

MOEDA: coroa sueca - SEK. 1 coroa sueca = 0,25 reais.

FUSO HORÁRIO: + 4 horas em relação ao horário de Brasília. Nos períodos em que o Brasil adota o horário de verão a diferença cai em uma hora.

0 comentários:

Postar um comentário