"A verdadeira viagem de descoberta não consiste na procura de novas paisagens, mas em ter novos olhos."
Marcel Proust

Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Turquia

Roteiro feito por mim para 10 dias na Turquia.







Essa viagem começou no susto! Primeiro com a compra das passagens, com a promoção da Turkish Airlines. Primeiro passageiro U$ 1000 e segundo U$ 1. Isso mesmo. Foi meio no impulso e em 30 minutos resolvi que iríamos para a Turquia! Em relação a Turkish, a companhia aérea é sem dúvida, uma das melhores que já viajei. Recomendadíssima. Excelente aeronave, boa comida, atendimento, limpeza, espaço interno, conforto, etc. Muito boa mesmo! No mais, os pilotos são muito bons!

O segundo susto, foi no aeroporto de Guarulhos, quando ao fazer o check-in, dei de cara com o passaporte da minha mãe, e quem viajava comigo era meu pai!
Só embarcamos graças ao Fábio, meu cunhado, que conseguiu chegar em uma hora e 10 minutos de Tatuí à Guarulhos com o passaporte do meu pai 5 minutos antes de fechar o vôo! Ufa!!!!!!!!!!

ISTAMBUL

Depois de um vôo super tranqüilo, chegamos em Istambul. A primeira impressão já foi ótima. Uma cidade enorme, linda, super limpa, segura, misteriosa, com muita história e curiosidades. Foi uma gratíssima surpresa! Ali, tive ainda mais certeza de que tenho muito o que viajar e conhecer! O mundo é muito maior do que aquilo que eu conseguia ver e, talvez, tão grande quanto a minha imaginação.
Pela primeira vez, eu iria pisar na Ásia e Europa ao mesmo tempo e isso me deixava ainda mais curiosa por conhecer aquela cidade.
Istambul é uma das cidades mais exóticas que conheci. De onde se olha, lado Europeu ou Asiático, há pontas e cúpulas das muitas mesquitas existentes na cidade. Os minaretes (torre de uma mesquita) estão lá, há centenas de anos, servindo aos Muçulmanos, difundindo os cânticos que ecoam na cidade 5 vezes ao dia, avisando a população que é hora da oração. É muito interessante!

Sultanahmet

O coração da Istambul histórica, ao sul do Chifre de Ouro, concentra as mais importantes mesquitas e palácios. É aqui o lugar para ficar boquiaberto com os quase dois mil anos de muita história. Se você vai como turista, fique hospedado neste bairro, sem dúvida alguma. Daqui, conseguirá conhecer a maioria das atrações de Istambul a pé.



Santa Sofia — Vá direto ao assunto. Tenha um pouco de paciência para uma possível fila e sinta o peso da história de Istambul visitando o seu edifício mais emblemático, a Aya Sofia (Santa Sofia). Construída pelo imperador Justiniano entre os anos 527 e 565 para reafirmar o poderio de Roma, a igreja – hoje convertida em museu – é um daqueles lugares que fazem as pernas tremerem sob o impacto de sua grandeza.





Mesquita azul – A segunda atração mais impressionante da cidade fica em frente à Aya Sofia. Sim, é exatamente o que parece. A mesquita que é a menina dos olhos de Istambul (apesar de não ser a maior) foi construída neste local estratégico justamente para rivalizar com aquela que já foi uma igreja, reafirmando o poder do islã sobre o catolicismo. Por isso, vale a pena conhecer as duas no mesmo dia e fazer as comparações. Inteiramente decorada por dentro, iluminada e de uma leveza fulminante, a mesquita certamente atingiu os seus objetivos. A entrada, grátis, é vetada durante as orações (se ouvir o chamado que emana dos minaretes, deixe para depois). É preciso vestir calça comprida ou saia longa (e não justas) e as mulheres devem cobrir o cabelo em sinal de respeito.






Cisterna da Basílica – A modesta portinha de entrada não dá pistas do que há dentro. Construída por Justiniano em 532, a cisterna escorada por colunas em vários estilos servia para abastecer o palácio de Topkapi. A iluminação é um show à parte.





Grand Bazaar e Bazar das Especiarias – Como bem falado em alguns sites, deixe a carteira no hotel!!! Isso é uma loucura!! A vontade é de trazer tudo para casa! É o maior mercado coberto do mundo. Se você tiver a sorte como nós, irá presenciar um leilão de ouro, quando dezenas de turcos munidos de telefones celulares gritam ao mesmo tempo (como se estivessem numa bolsa de valores). Valerá o programa. Muito perto do Grand Bazaar, fica o Bazar das Especiarias. Outra grande tentação!! Meu pai trouxe meia mala só de lá!






A facilidade comercial dos turcos é fora do comum. Eles conseguem "dar nó" em ponta de agulha. Eles são MUITO bons vendedores. Não perdem uma venda, mas precisa barganhar, caso contrário, é uma ofensa para eles. Se algo custa TL 100, certamente negociando compra o produto por pelo menos 75% a menos do valor. É divertidíssimo. Não se faz negócio sem tomar um chá de maça e você irá comprar o produto! Acredite!




Palácio de Dolmabahce - Convoque novamente a sua paciência para enfrentar as filas para entrar no palácio mais bonito da cidade, capaz de fazer os lustres de Versalhes tremerem de inveja. O palácio foi construído no século 19 para servir de residência para o último sultão e, depois, foi utilizado como moradia temporária para o presidente Atatürk, o maior herói nacional e responsável pela modernização do país. Eu, particularmente, gostei mais do que o famoso Topikapi.


Palácio Topkapi — Você vai precisar de fartas doses de paciência para conhecer glorioso Palácio de Topkapi, onde vários sultões otomanos viveram entre os séculos 15 e 19. A ala do tesouro, campeã em filas, guarda relíquias como “as barbas do profeta”. Sim, madeixas da barba de Maomé. O ingresso para a entrada no Harem é comprado dentro do Palácio. Não se se fui infeliz por estar todo em reforma, mas não achei TUDO o que falam! Enfim...gosto é gosto! : ) Para mim, o mais interessante foi a vista da frente do Palácio, que é fantástica!




Cruzeiro pelo Bósforo – Perto do mercado, onde também fica a bonita mesquita de Rustem Pasa, você ouvirá alguns sujeitos gritando pelo megafone “Borfor! Bosfor!”. Vale a pena entrar em um dos barcões atracados e fazer o cruzeiro de uma hora e meia pelas margens do Estreito de Bósforo. Do barco, você verá palácios, casarões e o inigualável skyline de Istambul, com seus minaretes apontando ao céu. Optamos for fazer o mesmo à noite e foi muito bom! Jantamos e assistimos um show.


Torre de Galata - Construída ao redor de 528 A.C. Ela foi chamada de "Grande Bastão" pelos bizantinos e "Torre de Jesus" pelos Genovêses. Hoje o que você pode ver é a construção que foi feita pelos Genovêses que se estabeleceram em Istambul entre o século 14 e 15. A torre pegou fogo e foi destruida mas foi restaurada durante o império otomano. A Torre de Galata se sobressai em 140 metros do Corno Dourado, foi cena de eventos interessantes. A vista é muito bonita! Vale a pena o passeio e uma parada no restaurante!









Kariye Museum ou Chora Museum - A Igreja Chora também é conhecido como o Museu Kariye. Construído originalmente no século IV ele passou muitas mudanças. O atual edifício foi construído no século XVIII. Ele foi usado como uma igreja, uma mesquita e um museu. Os mosaicos, imagens e murais são incríveis! Inicialmente não dei nada pelo lugar. De fora, uma construção relativamente pequena, mas o interior compensa e muito a visita! Lindo!!!!!!!!!!





Nosso Hotel em Istambul - Muito bem localizado, no melhor bairro turistico de Istambul e próximo de todas as atrações da cidade. No mais, a equipe do hotel é fantástica. Muito solicitos e atenciosos.

BEST POINT HOTEL
AddressCankurtaran Mah. Akbiyik Cad. No:71 Sultanahmet - Istanbul
Phone+90 (212) 516 27 27
Fax+90 (212) 458 59 34
Emailinfo@bestpointhotel.com
MSN Messengerhotelbestpoint@hotmail.com










Hierápolis e Pamukkale - Patrimonio mundial da UNESCO, classificado tanto pelas nascentes de água quente de Pamukkale, como pelas ruínas da antiga capital frígia Hierápolis. Fica situado na região ocidental da Turquia.

Pamukkale significa Castelo de algodão, em turco. É um conjunto de piscinas termais com águas em torno de 35 graus célsius de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. Sem dúvida, um lugar único!










Aspawa Hotel

Pamuk Mah. Turgut Ozal Cad.no :30, 20280 Pamukkale


O casal dono da pousada é muito simpático, atencioso e solícitos. Hotel bem simples, porém em Pamukkale, nada é sofisticado. Quartos com calefação, boa ducha e camas confortáveis. Preço muito bom.  
Sr Adam e sua esposa são muito amáveis. Na chegada, já nos ofereceram uma comida típicamente turca e caseira. Deliciosa!!!!! Tomei pela primeira vez uma sopa de grao de bico vermelho! Custo de uma refeição para 4 pessoas, com vinho e frutas de sobremesa - R$ 50 TL. De graça!!!!!!!!!!!!!



Kusadasi - É uma das mais agitadas cidades litorâneas da Turquia. A cidade é parada de 90% dos navios que rodopiam pelo mar Egeu. Além do seu perfil típico de cidade litorânea do mar Egeu, Kusadasi é a porta de entrada para a magnífica Éfesos, uma das sete principais cidades do extinto Império Romano, à seguir no próximo tópico. Também pode ser ponto de apoio para outros destinos próximos dali, como Izmir - a cidade dos figos; e Pamukkale - a cidade do castelo de algodão, dois lugares super turísticos.





Éfesus - foi uma importante cidade na Grécia antiga, localizada na costa oesta da Anatólia, atual Turquia.
No período romano, foi a segunda maior cidade do império, depois de Roma. Chegou, nessa época a ser considerada a segunda maior cidade no mundo (séc. I). Atualmente é o maior sítio arqueológico na Turquia.

A cidade ficou famosa na antiguidade pelo Templo de Artemis, uma das 7 maravilhas da antiguidade (550 AC) e pelo enorme teatro, com capacidade para 25 mil espectadores. Já na era cristã, a cidade foi uma das 7 da Ásia citadas no Livro das Revelações (Apocalipse segundo São João). O Evangelho segundo São João foi escrito ali, segundo historiadores.
No início da era cristã São Paulo viveu também em Ephesus, trabalhando com a congregação local e ali teria escrito a Primeira Carta aos Coríntios.
Entre as principais atrações, a biblioteca de Celsus, a avenida de Mármore, o portão de Augustus, o teatro e o portão de Adriano. Chama a atenção de quem percorre as ruínas da cidade a grande quantidade de mármore, os mosaicos enfeitando o chão de onde ficavam as principais residências, os banhos e banheiros coletivos e as passagens secretas subterrâneas.Um passeio impressionante, tanto pelo valor histórico quanto pela beleza do local.











Última morada de Nossa Senhora - Segundo a Bíblia, ao ser crucificado, Jesus pediu a São João Evangelista para cuidar de sua mãe. Assim, João trouxe Maria para Éfeso em 37 d.C., onde ela passou o resto de sua vida, numa modesta casa de pedras. A casa da Santa Virgem Maria, fica no alto do monte Coresus (Panaya Kapulu) a 8 km. do centro de Éfeso num local conhecido agora como Maryemana Kultur Parki. A casa foi oficialmente declarada Igreja Católica Romana em 1896 e desde então tornou-se o segundo local de peregrinação de cristãos e muçulmanos, além de peregrinos de vários outros cultos mais visitado no mundo.
sem dúvida, é um lugar sagrado e único.













Durante a viagem entre Efesus e Kusadasi vi sem dúvida o por do sol mais maravilhoso da minha vida! Indescritível!!! A guia que nos acompanhava nos contou que Turquia, em Turco, significa Terra do Por do Sol, e realmente faz todo sentido.







Nosso hotel em Kusadasi - muito boas instalações e custo benefício, porém os funcionários, inclusive da recepção não falavam inglês, o que dificultou bastante o entendimento!! : )

Grand Onder Hotel
Ataturk Bul. 4.Sokak No : 10 YatlimanI KarsIsI, Kusadasi 09400, Turkey
www.onderotel.com/












Capadócia - Das planícies lunares elevam-se formações rochosas longilíneas que se assemelham a cogumelos, conhecidas como "chaminés-de-fada". Nas encostas terrosas, casas são construídas dentro da rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro, e, sob o chão, cidades escondidas. As cavernas também abrigam igrejas --centenas delas-- cristãs, muitas das quais guardam afrescos bizantinos. E no céu, balões pontuam o azul limpo nas primeiras horas da manhã. É mais ou menos isso a Capadócia, região bem no centro da Turquia que poderia ser o inacreditável cenário de um filme de ficção científica.


A cerca de 700 km de Istambul, a região que tem em Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos suas mais importantes cidades é um dos principais destinos turísticos do país e um de seus pedaços de história mais rica.



























Elis Hamam - O famoso Banho turco!! Aproveitamos e tomamos nosso banho aqui. Segundo informações é tão tradicional quanto em Istambul e com um custo um pouco mais baixo, por ser menos turístico que o de outros lugares. Uma experiência única!!!! Muito bom!!!!!!!!!


Elis Kapadokya Hamam
Orta Mah. Belediye Cad. No:2
 Narköy, Nevşehir Merkez, Nevsehir
 Landmark: Opposite Göreme Municipality
Tel: +90 384 271 29 74 , +90 384 271 29 75
Fax: +90 384 271 29 73
 Turkish Baths | Spa & Massage Centers

Nosso Hotel na Capadócia - Recomendo muito. Excelente custo benefício, localização e conforto! Além de ser super diferente dormir em um hotel caverna!






















Aqui, meu pai resolveu dar uma dançadinha!!!






















































DICA: Caso queira fazer vôos internos, se comprar diretamente do Brasil pela Turkish Airlines, compre os trechos internos junto com o bilhete internacional, assim, poderá despachar mais bagagens, caso contrário, terá que deixar suas comprars do começo da viagem em um hotel ou locker. O permitido pela Turkisk airlines vôo Brasil até Turquia são 2 bagagens despachadas de 32 quilos e uma de mão, por pessoa. Na volta, são duas de 23 quilos e uma de mão, por pessoa.. É isso mesmo, pode levar mais do que trazer!! : ) Para vôos internos com bilhetes comprado em separado do seu trecho internacional, é permitido apenas uma bagagem de 15 quilos e uma de mão, por pessoa .
Dica:
Antes de comprar trechos internos, pesquise em outras companhias de baixo custo como: Sun Express, Pegasus Airline, Atlas Jet, Onur Air e outras. Pode valer a pena!

2 comentários:

Luciana Guimarães disse...

Uia, tá pronto já?! Que rapidez!

Unknown disse...

What a good occasion to enjoy this trip together! I love your pictures,the places and seeing the four of you in this very special country from where so much of our cultures has started to spread into the world.
Thanks a lot Renata, for making and sharing this beautiful Blog.
Hugs!! Catharina (Ineke)

Postar um comentário