"A verdadeira viagem de descoberta não consiste na procura de novas paisagens, mas em ter novos olhos."
Marcel Proust

Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Itália

Ligue o play e boa leitura!!



Minha primeira experiência de alguma vivência na Itália foi quando recebi o convite de nossa querida amiga, Catharina, da Holanda (como nos referimos a ela) para ir a sua casa de verão, em Poggio Nativo. Eu tinha, então, 18 anos e era intercambista na Dinamarca.

POGGIO NATIVO

Catharina, Nicolas - um de seus filhos - e eu, nos encontramos em Roma e de lá partimos para Poggio Nativo que fica, aproximadamente, a uma hora ao norte de Roma. A viagem já foi bem divertida, pois o ônibus que vai até lá leva de tudo, inclusive galinhas, mantimentos, sacos e mais sacos de mantimentos. Como é uma região de pouco acesso, as pessoas aproveitam para transportar tudo que se tem direito. Assim, nossa viagem já foi uma festa.
Chegamos no vilarejo e Catharina, muito querida por todos - como logo eu percebi - ia passando e dando olá para todos que encontrava no caminho. Ela parecia vereadora da cidade! Todos vieram em sua direção como se fosse um evento sua presença por ali.   Lembro-me bem dos vizinhos afáveis (especialmente, da famosa Maria Culuda :) ) que iam trazendo lenha para aquecer a casa de Catharina. 
Poggio Nativo é uma cidadezinha incrível!! As construções medievais e ruas estreitas, típicas dessa região, nos fazem viajar no tempo. Ali também vi pela primeira vez plantações e mais plantações de azeitonas. Oliveiras por todas as partes! Fundada por volta do século X em um esporão de pedra íngreme, está a 415 metros acima do nível do mar. 




Em 2008 voltei à Itália. Desta vez fui com meus pais e minha querida amiga, Mariana.
Abaixo o roteiro que fizemos, de carro,  nessa nossa viagem tão boa e divertida.




MANTOVA

É uma comuna italiana da região da Lombardia. É a terra de onde vieram meus antepassados, os Mantovani! Eu precisava pisar nessas terras. Estar lá, foi uma emoção, à parte!!

               A acima placa mereceu uma parada na estrada para esta foto. Ela é muito especial, uma vez que a família do Vô Mário veio de Mantova e a da Vó Ordália, de Rovigo.
                                            Campos de papoula. Lindo demais!!!!

PARMA

A principal razão da visita a Parma para muitos é a comida. Há dezenas de restaurantes nas ruas estreitas, servindo pratos  típicos da região: rabo de porco, aspargo e alcachofra com queijo parmesão, caldo de ravioli, de espinafre. Enfim, destino de turismo gastronômico e cultural por seus famosos monumentos, castelos, pela sua arte e ópera lírica.




Como já foi dito, a comida está por todo canto de Parma, já que conta com grandes riquezas culinárias: o presunto de Parma, cujo centro de produção fica na cidade de Langhirano, a 14,4 quilômetros ao sul e o Parmigiano-Reggiano, um queijo tipo parmesão.
Ali também se encontra muito queijo Grana Padano, para mim, o melhor.
Os passeios gratuitos aos centros de laticínios, fazendas e depósitos, organizados pelo consórcio dos produtores de presunto e queijo – fanáticos pelo controle de qualidade – são tão fundamentais para o turista que visita Parma, quanto assistir a um espetáculo de ópera. 


         Não deixe de comer Presunto de Parma. São os melhores que comi em minha vida!!! Veja abaixo.


PADOVA

Entre outras coisas, a cidade é conhecida internacionalmente por ser a cidade onde Santo Antônio, famoso franciscano português (também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, - cidade onde nasceu em1195) passou parte de sua vida e onde faleceu, em 1231. A data de sua morte, 13 de junho, é festejada pelos paduanos como a festa del Santo.





 VENEZA

A cidade de Veneza é famosa e única pela sua estrutura que se extende sobre mais ou menos 120 ilhas, separadas por numerosos canais e coligadas entre elas por mais de 400 pontes. Assim, a viabilidade urbana é possível quase na totalidade por meio da água (vaporetos, gôndolas, barcos). Em um passeio a pé pelas ruas estreitas ou navegando pelos inúmeros canais, não é possível deixar passar um único minuto sem esbarrar em uma nova atração. 

Basílica de San Marco
Uma das mais exóticas catedrais da Europa, a Basílica de San Marco exibe uma surpreendente coleção de mosaicos, como "A Chegada do Corpo de San Marco", na fachada. A visita é cansativa, pois é preciso seguir em fila por um trajeto definido durante todo o tempo. Procure chegar bem cedo, antes dos grupos de turistas que lotam a igreja a maior parte do dia.

Praça San Marco
Resume tudo o que você leu, viu e ouviu sobre Veneza antes de chegar lá. A imensa praça, sempre lotada de turistas, artistas de rua e pombos, é um enorme páteo rodeado pela Basílica de San Marco, o Campanile, a Torre do Relógio, o Museu Correr entre outras 
atrações. A vista do alto do Campanile é deslumbrante.
Não deixe de passear de gôndola. Acho que este passeio é obrigatório. A procura pelos gondoleiros nos "becos", costuma ser mais vantajoso. Os gondoleiros que se espalham pela praça cobram muito mais que os que ficam pelas vielas.









CINQUE TERRE

 Cinque Terre é o conjunto de cinco cidades da costa noroeste da Itália, na região da Liguria. Na costa, as cinco cidades e as montanhas em volta fazem parte de um parque nacional chamado Parco Nationale Della Cinque Terre. 

                     As cinco cidades que fazem parte de Cinque Terre são (de norte a sul):
Monterosso al MareVernazzaCornigliaManarola e Riomaggiore.
Cinque Terre possui uma singular alquimia de tradição, história e beleza, com natureza irregular e difícil. Revela um ângulo remoto e secreto da Itália, que ainda se conserva intacto e misterioso.Tanto é que a Unesco elegeu esse pedaço de costa aberto para o mar, quase totalmente dominado pelas rochas e com praias escassas, como patrimônio da humanidade. As cinco cidades datam dos séculos XI e XII
Monterroso al Mare é o centro principal. Logo ao lado da estação ferroviária o viajante se depara com a zona turística de Fegina, que tem a melhor praia dessa região. Vernazza é a próxima vila. Pequena e graciosa, sua praça fica animada, com restaurantes e bares. Depois, Corniglia, localizada a 193 m acima do nível do mar, é o menor e mais silencioso vilarejo de Cinque Terre.
Prosseguindo viagem, chega-se a Manarola, de onde parte a celebre via dell'Amore, uma estrada escavada em meio às rochas que despencam sobre o mar. Finalmente, encontra-se Riomaggiore, sede do Parque Nacional de Cinque Terre, que foi criado com o objetivo de manter um turismo responsável, investindo em sua identidade e seus produtos.











PISA

A torre de Pisa é um ícone da Itália, conhecida nos quatro cantos do planeta. Apesar de sua indiscutível beleza, a principal razão da fama da torre de Pisa, como todos sabem, é o fato de ela ser inclinada. O motivo para tal é que essa torre cilíndrica, construída para ser um campanário no estilo românico-pisano, com seis andares e quase 56 metros de altura, teve um alicerce que penetrava apenas dois metros num terreno arenoso e úmido. A obra começou, provavelmente, em 1173. Antes mesmo de terminada, a torre começou a inclinar para o sul. Quando foi concluída, em 1350, a inclinação da Torre de Pisa já tinha se acentuado bastante e aumentou nos séculos seguintes.




COSTA DI AMALFI E CAPRI

 Costa Amalfitana é um trecho de 60 km no litoral da Campânia, entre Sorrento e Salerno,  servido por uma estrada costeira que é uma passarela estreitíssima, esculpida, em boa parte, no precipício. Ao longo da estrada, entre uma vista vertiginosa e outra, encontram-se cidades históricas como Amalfi (à beira do mar Tirreno) e Ravello (no alto da montanha), além de um lindo vilarejo que escorrega pela encosta até a praia: Positano.
Já Capri é um destino cobiçado desde a época dos imperadores romanos – Otaviano e Tibério construíram palacetes por lá. Por sua proximidade com a Costa Amalfitana, pode ser visitada na mesma viagem. Capri está ligada ao continente por linhas regulares de barco partindo de Nápoles (40 a 80 minutos de viagem, dependendo do equipamento) e Sorrento (20 a 40 minutos de viagem). Capri parece um sonho. Estar em Capri nos dá a sensação de fazer parte de um grande cenário de cinema. É o típico lugar onde nos beliscamos para ter certeza que não estamos sonhando. Difícil explicar isso. Já estive em muitos lugares bonitos, mas Capri é Capri... 










SARDEGNA E COSTA ESMERALDA

Ricaços do mundo inteiro escolhem o norte da Sardenha, mais precisamente a belíssima Costa Esmeralda, para atracar seus luxuosos iates. Cada um maior e mais chamativo do que o outro, estes bibelôs já fazem parte da paisagem deste pedaço da Itália.

Nos vilarejos de Porto Cervo e Porto Rotondo, pode-se topar com caras famosas a desfilar pelas lojas de grife, marinas ou restaurantes.
Sardenha, uma expansão territorial e segunda maior ilha do mar mediterrâneo e oitava maior da Europa, conta com um clima essencialmente mediterrânico, com primaveras e outonos quentes, verões muito quentes e invernos suaves. 
Neste trecho da viagem, a chuva atrapalhou um pouco nossa viagem. Ainda assim, valeu o passeio. 














ROMA

É uma cidade de imagens bem vivas e inesquecíveis. Colunas de mármore, ruínas do Fórum Romano, a cúpula da Catedral de São Pedro, etc...

As principais atrações são: 



Museus do Vaticano e Capela Sistina

(Cidade do Vaticano - Metrô Cipro-Musei Vaticani)


O Museu do Vaticano guarda algumas das melhores coleções de arte do mundo. A Igreja Católica é guardiã de tesouros que datam da antiguidade ao Renascimento, dispostos em uma série de palácios, apartamentos e galerias que, como em um labirinto, levam o visitante até a grande atração: a Capela Sistina, a obra-prima de Michelangelo.


Basílica de São Pedro
(Piazza San Pietro - Metrô Ottaviano-San Pietro, depois Ônibus 23, 49 ou 492)


A basílica foi construída sobre o túmulo de São Pedro, em 324, um pouco à direita do Circus de Nero, onde acredita-se que ele tenha sido crucificado. A estrutura ruiu depois de mais de mil anos de pé. A atual basílica, completada entre 1500 e 1600 é basicamente em estilo Renascentista e Barroco. Uma das atrações mais visitadas é a excepcional Pietà, obra que Michelangelo fez com 20 e poucos anos e que fica à direita da nave da primeira capela. Outra atração na basíliaca são as tumbas dos papas, que ficam no subsolo.

The Pantheon
(Piazza della Rotonda - Ônibus 46, 62, 64,170 ou 492, para Largo di Torre)



Entre os prédios romanos, apenas o Pantheon permanece intacto. Construído em 27 a.C. por Marcus Agrippa e reconstruído por Hadrian no século II, este prédio impressionante tem 43 metros de largura por 43 metros de altura: é um cilindro espiral perfeito, repleto de estátuas de mármore de deuses romanos.


Fórum Romano, Palatino e Museu Palatino
(Largo Romolo e Remo - Metrô Colosseo ou Ônibus 60, 75, 85, 87, 95 ou 175)


O Fórum Romano deu lugar a grandes acontecimentos, como a cremação de César. Era uma espécie de Broadway da Roma antiga, o centro da vida romana na época da República. Entre ruínas e fragmentos espaçados, deixe a imaginação ajudá-lo a reconstruir momentos históricos. O Palatino era onde viviam cidadãos importantes como Cícero, e onde Calígula foi assinado. Em seu museu fica uma boa coleção de esculturas romanas.



Ainda que agora seja apenas uma mera concha, o Coliseu se mantém como o maior legado arquitetônico da Roma Antiga. A construção do que era chamado o Anfiteatro Flavium foi encomendada em 72 e inaugurada em 80 com um sangrento combate entre gladiadores e bestas selvagens, que durou longas semanas. Na época, a capacidade era para 50 mil espectadores. Hoje, aparatos modernos como elevadores foram instalados para permitir aos visitantes observar o que sobrou de suas ruínas.

Fontana di Trevi
(Piazza di Trevi - Metrô Barberini ou Ônibus 62, 85, 95, 175 ou 492)

O ponto alto do itinerário de todo visitante de Roma era apenas uma pequena praça, sempre deserta, antes do filme “Três Moedas na Fonte” ser lançado. Difícil de acreditar, mas não há como deixar de jogar suas moedinhas na esperança de saúde e fertilidade. Também acredita-se que se você jogar uma moedinha na fonte, voltará a Roma. A figura triunfante de Netuno entre águas trazidas do aqueduto Acqua Vergine é um triunfo do estilo barroco.


Coliseu
(Piazzale del Colosseo, Via dei Fori Imperiali - Metrô Colosseo)






0 comentários:

Postar um comentário