"A verdadeira viagem de descoberta não consiste na procura de novas paisagens, mas em ter novos olhos."
Marcel Proust

Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Santiago


A viagem até o Chile já é um atrativo começando pelo vôo. Sobrevoar a extensa Cordilheira dos Andes é uma experiência recomendável para qualquer viajante! As paisagens são muito belas!!




A primeira vez que estive no Chile, foi em 2004. Fiquei por uma semana em Santiago do Chile. Fui a convite do Hyatt Hotel para conhecer o hotel de Santiago, uma vez que quando recebia os executivos do meu trabalho que vinham ao Brasil, deixava-os hospedados este hotel em São Paulo. Nem preciso dizer que foi uma semana de puras regalias.










A segunda vez que fui para o Chile, foi em 2010. Abaixo as minhas percepções 6 anos depois:



SANTIAGO DO CHILE

É a soma de suas partes variadas: as estruturas coloniais do centro de Santiago, os imponentes edifícios da Plaza de Armas, os divertidos cafés e danceterias de Bellavista, o Parque Florestal ao longo do Rio Mapocho. As coleções de arte de Santiago variam desde a pré-colombiana até a contemporânea, enquanto a arquitetura inclui a Igreja de San Francisco do século XVI e torres de escritórios espelhadas. Em um dia claro, você pode ver toda a cidade e os Andes distantes do alto do Cerro San Cristobal, a colina mais alta de Santiago. 

Cercada pela Cordilheira dos Andes, a capital chilena é uma das cidades mais modernas da América do Sul. Entre seus atrativos estão inúmeros parques, museus, igrejas e uma intensa vida noturna. 
Os chilenos são muito agradáveis e hospitaleiros com todos os estrangeiros tornando o passeio pelo país bastante agradável.

Palácio de la Moneda

A sede da presidência do Chile abriga também o Ministério do Interior, Secretaria Geral da Presidência e do governo. Construído entre 1786 e 1812 para ser a Casa da Moeda, impressiona pela largura das paredes – projetadas para suportar possíveis terremotos, recorrentes na região. Por este motivo, é um dos poucos exemplos da arquitetura colonial espanhola que resistiram ao tempo em Santiago. Na praça, é possível ver estátuas de todos os presidentes do Chile, com destaque para a de Salvador Allende. A visita ao Centro Cultural Palácio de la Moneda é obrigatória.




Plaza de Armas de Santiago e Catedral Metropolitana de Santiago 

O marco zero do Chile tem muita história para contar: começou a “existir” na primeira metade do século 16, tornando-se o principal ponto comercial na época da Colônia. Durante o dia, fica abarrotada de vendedores, turistas e trabalhadores. É lá que o visitante encontra a Catedral Metropolitana de Santiago, considerada monumento nacional – embora seja o quinto edifício a ser construída no local da igreja original (as construções anteriores sucumbiram a terremotos e incêndio).






Desenho feito com giz!

Não deixe de aproveitar para tomar um Pisco Saur! Bebida deliciosa!!! Caminhar pelas ruas do centro, fazer umas comprinhas e aproveitar os preços fantásticos! Tudo é muito mais barato do que aqui no Brasil.




Museu de Arte PreColombiano
Rua Bandera, 361


Museu dedicado ao estudo e divulgação de artefatos pré-colombianos da América do Sul e América Central, foi fundado pelo arquiteto e colecionador Sergio Larraín García-Moreno. Aberto ao público em 1981, é considerado por muitos um dos mais significativos do gênero no mundo: são mais de 3 mil objetos compreendendo um período de 10 mil anos. 




Museu Nacional de Belas Artes
Parque Forestal, s/n – Linha 5, Estación Bellas Artes


Inspirado no Petit Palais de Paris, foi inaugurado em 1910 para abrigar coleções de arte chilena do período colonial ao atual. Possui mais de 5 mil peças. Embora conserve artefatos impressionantes, é justamente o projeto arquitetônico do museu que pode deixar o visitante encantado. 


- Mercado Central

Inaugurado em 1872 para abrigar uma biblioteca, é considerado uma das construções mais bonitas da época. Preste atenção nos adornos dos pilares e arcos que sustentam o teto e as figuras de mulher em ferro fundido. Foi declarado monumento histórico em 1984. Além de encontrar frutas, peixes e carnes, o local também possui restaurantes.


Patio BelaVista
Pio Nono 73 Constitución 54. Providencia

Depois de passear pelas ruas charmosas do bairro Bellavista – o reduto de artistas e intelectuais da cidade -, pare neste pátio. É um centro gastronômico, cultural e artístico que conquista o público pelo charme de seus antigos galpões restaurados (remetendo a uma Santiago de 1900). Lá, o turista pode ainda conferir exposições de arte e artesanatos típicos da região.



Quase ao lado do Patio BelaVista, sem dúvida está o melhor restaurante De Santiago. 

Como Agua Para Cholocate. Jantar Obrigatório para quem vai para Santiago!!!!
Av. Constituición, 88 - Fone: 777 87 40





Cerro Santa Lucia
Av. Libertador Bernardo O’Higgins



Você vai poder ver boa parte de Santiago se estiver a quase 70 metros acima da cidade. É o que oferece este local, com mais de 60 mil metros quadrados de área verde. Ali, Pedro de Valdivia fundou a então cidade de Santiago de Nueva Extremadura, em 1541. Além de oferecer uma boa vista panorâmica (não esqueça a máquina fotográfica), possui um ambiente que convida ao relax em meio aos monumentos, fonte e jardins. 




Parque O'Higgins



Além das atrações acima, tem inúmeras outras como: Museu de Ciência e Tecnologia, Parque Metropolitano de Santiago, Museu Arqueológico, Museu de Santiago Casa Colorada de Santiago, Museu Colonial San Francisco, Museu de Arte Contemporânea

COMPRAS: CASA & IDEAS - Não deixe de ir a esta loja. Os preços são excelentes e os produtos são demais!!! Recomendadíssima! Há inúmeras pela cidade e shoppings.


HOSPEDAGEM: HOSTEL ANDES - Excelente!!! Mais parece um hotel boutique. Porém com um diferencial. O preço! Há quartos para todos os gostos. Coletivos, como de costume, porém, optei por um quarto privativo com banheiro. Mais parecia estar em um hotel. Muito confortável e ótimo custo vs benefício. A localização dele também muito me agradou. É perto de muitas atrações que podem ser feitas caminhando. 



0 comentários:

Postar um comentário